domingo, 24 de agosto de 2008

Nove Dicas de Atendimento ao Cliente

por Zenaide Carvalho*


1) Cumprimente e Sorria, seja Entusiasmado em tudo oque faz.

2) Trate seu cliente pelo nome, é importante para ele saber que ele é reconhecido por você. Mas nada de intimidades como “querida” “coração” ou outro tratamento que demonstre alguma intimidade. Reserve isso aos seus colegas na melhor hipótese

3) Coloque-se ao dispor do cliente , em que posso ajudá-lo? Evite os “pois não” ou pior “oque você quer”

4) Meu cliente, meu Rei. No dia que eles se forem se vai nosso emprego também.

5) Ouça o cliente deixe-o falar antes de explicar

6) Faça mais do que acha que pode

7) Crie relacionamento, pratique o pós atendimento, ligue e confirme se o que foi solicitado foi cumprido dentro das expectativas dele.

8) Acompanhe seu cliente sempre, procure-o quando ele estiver longo tempo ausente, pode ser por alguma insatisfação. Se não existir nenhum problema no mínimo vai ficar feliz com a sua preocupação com ele.

9) Agradeça , seja gentil, nunca perca uma oportunidade de mostrar ao seu cliente que ele é especial para a Empresa, deixar ser entendido como um interesse pessoal pode gerar mais problemas do que benefícios.

* Zenaide Carvalho é administradora e contadora, com especializações em Psicologia da Propaganda e Marketing e Auditoria e Controladoria. Pós graduanda em Pedagogia Empresarial, é autora de livros e ministra cursos e palestras nas áreas contábil, motivacional e de gestão. Visite o site www.nith.com.br ou pelo e-mail nith@nith.com.br

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